Voltamos a brindar ao Dia Mundial do Turismo, este ano em parceria com o restaurante Adega do Sossego. No dia 27 de setembro, todos os visitantes que escolherem este espaço emblemático para almoçar ou jantar serão recebidos com um copo de boas-vindas de Alvarinho Dona Paterna – colheita de 2024, recentemente galardoado com três medalhas de ouro.
Situada a dois passos do coração de Melgaço, a Adega do Sossego é reconhecida pela autenticidade da cozinha regional, tornando-se um cenário ideal para celebrar a hospitalidade e a tradição. Esta iniciativa conjunta procura valorizar quem faz do turismo uma experiência de descoberta e partilha, reforçando a ligação entre vinhos de excelência e gastronomia local.
«Celebrar o Dia Mundial do Turismo na Adega do Sossego é a nossa forma de agradecer a todos os que escolhem Melgaço como destino. Um brinde de alvarinho é um convite a sentir a essência da nossa terra, onde a hospitalidade se serve à mesa e no copo.», sublinha Carlos Codesso, produtor da Dona Paterna. «Acreditamos que é nas pequenas experiências, como um copo de alvarinho partilhado, que reside o segredo de um turismo (momento) verdadeiramente memorável.», realça.
Para reservar mesa na Adega do Sossego, basta contactar através do +351 962 419 788. Morada: Av. Peso 1141 4960-256 Peso-Paderne, Melgaço.
O alvarinho Dona Paterna é um clássico.
O Alvarinho Dona Paterna é um vinho emblemático, fresco e mineral, que expressa o melhor do terroir de Melgaço. Com fruta branca, citrinos, tons salinos e flores é perfeito como aperitivo ou para acompanhar especialidades de mariscos, de peixe ou de carnes de aves. Deve ser bebido entre 10-11ºC, para uma experiência perfeita.
A colheita de 2024 conquistou este ano medalhas de ouro no VINARIUM International Wine Contest 2025, no Asia Wine Challenge™ 2025 e no Portugal Wine Trophy 2025, reconhecendo a excelência e a autenticidade do terroir de Melgaço.
DIA MUNDIAL DO TURISMO
O Dia Mundial do Turismo celebra-se a 27 de setembro de 2025, sob o tema “Turismo e Transformação Sustentável”, escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
Este ano, pretende destacar a importância de repensar o setor, promovendo práticas mais responsáveis e amigas do ambiente, capazes de gerar benefícios reais para as comunidades locais e de proteger os recursos naturais.
O turismo sustentável é visto como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento económico, social e ambiental, incentivando todos – desde viajantes a empresas e governos – a adotar escolhas conscientes e inovadoras.
Conheça aqui o programa que a autarquia de Melgaço preparou para assinalar esta data.
UM TERROIR ÚNICO NO MUNDO
Graças à exposição atlântica e a um clima caracterizado por elevada pluviosidade, humidade atmosférica, temperatura amena e pequenas amplitudes térmicas, a casta alvarinho atinge neste terroir o máximo das suas potencialidades.
O vinho alvarinho é um vinho nobre. Deve ser cultivado até 200 metros de altitude, tendo assim as condições perfeitas para sua maturação. Por isso a sua raridade e baixa produção. Monção e Melgaço é, não só o berço, mas o solar do Alvarinho.
«Monção e Melgaço possuem um terroir único, com condições de microclima e solo que possibilitam a produção de vinhos alvarinho de excelência, reconhecidos mundialmente. Monção e Melgaço são, indiscutivelmente, a origem do alvarinho», afirma Carlos Codesso.
A sub-região de Monção e Melgaço foi criada em 1908, integrada na Região dos Vinhos Verdes, mas a casta Alvarinho existe em Portugal há mais de 700 anos.