Para assinalar o Dia de Monção & Melgaço, a Dona Paterna volta a juntar-se à restauração local para brindar à autenticidade da sub-região onde nasce o verdadeiro Alvarinho. Este ano, o convite é na Adega Sabino, no centro da vila de Melgaço, onde os clientes serão presenteados com um copo da mais recente colheita do Alvarinho Dona Paterna (2024), recentemente distinguido com medalha de ouro no Portugal Wine Trophy 2025, o mais importante concurso internacional de vinhos realizado em Portugal.
A ação decorre ao almoço e ao jantar de sábado, 7 de junho, e pretende celebrar a excelência e singularidade do Alvarinho de Monção e Melgaço, homenageando também a hospitalidade e a gastronomia típica da região.
«Brindar com o nosso Alvarinho, num restaurante da terra, neste dia tão simbólico, é um gesto simples, mas cheio de significado. É reconhecer o esforço coletivo dos produtores, o valor do território e a identidade de uma sub-região que é, sem dúvida, a origem do verdadeiro Alvarinho», sublinha Carlos Codesso, produtor da Dona Paterna.
O DIA DE MONÇÃO & MELGAÇO: UMA DATA PARA CELEBRAR A ORIGEM
O Dia de Monção & Melgaço comemora-se desde 7 de junho de 2017, data em que foi criado o Selo de Garantia Exclusivo para Monção e Melgaço, certificado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Desde então, todos os vinhos que tenham a denominação de Origem Vinho Verde, de uvas colhidas e vinificadas na sub-região de Monção e Melgaço, com menção a tal na rotulagem, e engarrafados por agentes da sub-região, podem usar este selo que certifica a autenticidade e genuinidade dos produtos provenientes de Monção e Melgaço, como forma de garantir que é esta sub-região que está na origem da casta alvarinho com características singulares.
Reconhecida a nível nacional e internacional, a sub-região continua a afirmar-se como um território de excelência, com condições únicas de solo e clima. O novo Dona Paterna Alvarinho 2024 é prova disso, já que arrecadou uma medalha de ouro logo nos primeiros meses após o seu engarrafamento, elevando mais uma vez o nome de Melgaço no mapa mundial de grandes vinhos.
O vinho alvarinho Dona Paterna é um clássico.
Um néctar cheio de delicadeza, frescura e mineralidade, com fruta branca delicada, citrinos, tons salinos e flores. Ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves. Deve ser bebido entre 10-11ºC.